segunda-feira, 24 de março de 2014

2014 ANO DEDICADO A AGRICULTURA FAMILIAR




A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2014 como "Ano Internacional da Agricultura Familiar ".

A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.

A declaração visa também aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhoria dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar.

*A agricultura familiar possui papel decisivo na produção sustentável de 80% dos alimentos do mundo e na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

*A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. 

*A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.

*A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário