LIXO


1º ECOPONTO RECEBERÁ ENTULHO, PODA DE ÁRVORES E LIXO ELETRÔNICO 

Os fortalezenses já têm a opção de despejar podas de árvores, computadores e televisões inutilizados em um espaço apto a recebê-los. São 1.200 metros quadrados de terreno destinados a coletar esse tipo de lixo na Varjota. A função do 1º Ecoponto do Ceará, inaugurado ontem pela Secretaria executiva Regional II, é armazenar poda de árvore, entulho de material de construção e o lixo eletrônico de pequenos geradores. 

Existem hoje cerca de 30 pontos de lixo na Varjota e 150 na área da Regional II, onde serão criados mais cinco ecopontos. Segundo o secretário, os próximos deverão ser implantados na Praia do Futuro e na região do Serviluz.







COMO SUBSTITUIR SACOLINHAS DE PLÁSTICO PARA LIXO


A grande justificativa das pessoas que dizem que “precisam” das sacolinhas é a embalagem do lixo.

Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?
Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico grande dentro de uma lixeira grande na área de serviço, e ir enchendo-o com os lixinhos da casa
(da pia, do banheiro, do escritório). O lixo "limpo" ( papéis, coisas de escritórios ou mesmo embalagens de comidas que podem ser reciclados) pode ser jogado diretamente na lata ou cesto de lixo. Mas,  o que fazer com o lixo orgânico, que contém restos de comida? ou mesmo o lixo do banheiro?

Há uma solução muito viável e econômica para isso! E olha que bacana, utilizando a técnica da dobradura de papel, o origami. Isso mesmo, é só ter alguns jornais velhos,  e você pode trocar aquela sacolinha de supermercado por saquinhos de papel feitas de jornal. Genial!
Então, mãos na massa! Calma, é mesmo muuuuito simples de fazer, aí vai a “receita”:

Você pode usar um, duas ou até mesmo três folhas de jornal para que o saquinho fique mais resistente. Aí é só fazer o saquinho de origami.
1. Como tudo no origami começa com um quadrado, faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca.

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo:

3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda:

4. Vire a dobradura, escondendo a aba que você acabou de dobrar

5. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda:

6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:

7. O saco ficará assim:

8. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho:

9. Depois é encaixar no seu cesto de lixo!